Eventos

Transladação (Minds) - Sábado - 07/10/2017

A Trasladação deste ano foi marcada por uma forte chuva. Logo ao final do ato litúrgico, uma forte chuva surpreendeu os fiéis e mudou o cenário da procissão, com milhares de pessoas tentando se abrigar debaixo de sombrinhas. Segundo a Guarda da Santa, desde 2013 não chovia durante a Trasladação.

A procissão faz o sentido inverso do Círio: a saída é realizada do Colégio Gentil Bittencourt, segue pela Av. Magalhães Barata, Av. Nazaré, Av. Presidente Vargas, Av. Boulevard Castilho França, Av. Portugal, Praça do Relógio até a chegar à Igreja da Sé, no bairro da Cidade Velha.

Diferente do que ocorre na procissão de domingo, o único carro que sai em procissão na Trasladação é a Berlinda – que conduz a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Jovens de várias paróquias e comunidades católicas da Arquidiocese de Belém atuam voluntariamente como evangelizadores dos romeiros da corda.

Pelo trajeto, lindas homenagens são realizadas para saudar a Virgem de Nazaré. Corais, fogos de artifício, além das fachadas de casas, prédios comerciais e instituições que se enfeitam para celebrar a passagem da berlinda.

Outro momento chave de homenagens á Imagem Peregrina foi quando a berlinda fez a curva da avenida Presidente Vargas e entrou na avenida Boulevard Castilhos França. Logo após a curva, a berlinda foi homenageada pelos Estivadores, com fogos que duraram cerca de cinco minutos.

Em seguida, a interprete Fafá de Belém fez sua tradicional homenagem à Imagem Peregrina ao lado de convidados famosos como a Dona Onete, o pugilista Popó e a escritora Glória Peres.

Corte da Corda

A Corda que levava a berlinda não conseguiu completar o trajeto. A corda foi rompida na Estação 2, às 21h20 na avenida Boulevard Castilhos França, em frente à Estação das Docas.

Após o rompimento da corda, a procissão fluiu naturalmente, chegando à Igreja da Sé às 22h35, completando o percurso em aproximadamente 5h.


FONTE:   G1 / FolhaPA