Eventos

Círio de Nazaré - 08/10/2017

Naza, Nazica, Nazinha, Nazarézinha, com muito carinho e afeto os fiéis católicos se retratam à Virgem de Nazaré, Rainha da Amazônia. O segundo domingo de outubro é sempre o dia dela. No Amazonas, no Amapá e principalmente no Pará ela é homenageada através de romarias onde a imagem peregrina é conduzida pelos devotos que movidos pela fé pedem, agradecem, louvam e rendem os mais singelos e comoventes sentimentos a padroeira Nossa Senhora de Nazaré.

Em Belém do Pará é celebrada a maior procissão católica do Brasil, e uma das maiores do mundo, o Círio de Nazaré. São mais de 2 milhões de pessoas concentradas pelas ruas da capital paraense, que no segundo domingo de outubro tem seus olhos focados para a santa.

Neste ano, em sua 225ª edição, a programação começou com a celebração da missa em frente a Catedral da Sé, por volta das 5h, dando início a grande procissão que saiu por volta das 6h em direção à Basílica de Nazaré, trajeto de aproximadamente 3,6 km, onde a imagem recebe as homenagens dos fiéis que celebram esse momento. A chegada da berlinda à praça Santuário aconteceu por volta das 11h30, quando foi celebrada uma nova missa, completando assim, mais uma edição do círio.


Texto: William Costa/Portal da Amazonia